04/10/2021 às 19h30min - Atualizada em 04/10/2021 às 19h30min

Outubro rosa. Asdaco abre campanha de prevenção de câncer no colo do útero e de mama.

A abertura foi realizada no centro de oncologia de Cacoal com um cofee break.

Carlos Eduardo Piccolo DRT - RO 1501
 
A associação São Daniel Comboni em Cacoal realizou na tarde desta degunda-feira 04 de outubro, a abertura da campanha de prevenção do câncer uterino e de mama.

A ação está dentro da programação da entidade alusiva ao outubro rosa.

O chamado outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer no colo do útero.

A solenidade de abertura aconteceu na recepção do centro de oncologia de Cacoal que é mantido pela Asdaco na cidade e contou com a participação de membros da diretoria, de servidores, alunos de enfermagem, do diretor com complexo regional hospítalar João Henrique, a secretária de saúde de Cacoal Janaína Gomes, o deputado Cirone Deiró, além das primeiras pacientes que realizaram após o cofee break oferecido pela organização, os primeiros exames preventivos da campanha.

A coordenadora da Asdaco Aparecida de Miranda "a Cidinha", ressaltou em entrevista ao site o fato agora a importância das mulheres que estão participando desta campanha, que se for diagnosticado o início de câncer a possibilidade de cura é bem maior e lembrou que é importantíssimo que a mulher se ame e se cuide e que sempre faça sua prevenção. Cidinha lembrou que a Asdaco todo ano atende mais de 250 exames de mamografia e ultrassonografia, mas disse que neste ano devido ao número de servidores ter reduzido muito, por isso será reduzido a quantidade de exames.

A coordenadora lembrou a batalha que a associação tem enfrentado referente a continuidade da enfermaria no centro de oncologia para pacientes da região, uma resolução do governo federal, orientava que a enfermaria fosse passada para o governo do estado, assim os pacientes em tratamento ficariam no heuro, preocupados com a situação representantes da Asdaco solicitaram uma reunião com o deputado estadual Cirone Deiró que interviu junto ao secretário Fernando Máximo e o governador Marcos Rocha que atenderam o pedido do parlamentar e renovaram a parceria por mais um tempo. Cidinha em seu discurso citou que após a reunião com o deputado houve uma paz, uma tranquilidade a todos da associação pois todos estão cientes que o recurso está entrando em conta, assim dará para continuar tocando os serviços e buscando mais apoio para a manutenção. "Cirone, foi um pai,um padrinho e um grande reforço que ganhamos na luta contra o câncer no estado", finalizou a coordenadora.

Cirone também destinou junto como mais dois deputados 300.000,00 em emendas para a associação que com esse recurso poderá continuar oferecendo atendimento humano e com qualidade àqueles que necessitam. Em sua fala o deputado disse que está buscando junto a outros deputados recursos para ajudar a associação a continuar com esse extraordinário trabalho aos pacientes que sofre desse mal e ressaltou a disposição do governador Marcos Rocha em liberar os recursos de emenda para essa causa. O deputado parabenizou a asdaco pela campanha que se iniciou e disse que torce para que as mulheres que irão fazer os preventivos, tenham os resultados dos exames negativados.

O diretor do complexo hospitalar João Henrique, disse que no que depender dos hospitais do complexo a estrutura está a disposição para servir no que for necessário, frisou que a campanha de prevenção que é realizada pela Asdaco ao longo dos anos, já salvou muitas vidas.
Os atendimentos serão realizados durante o mês de outubro, os agendamentos e triagem estão acontecendo no centro de oncologia (Asdaco) no prédio anexo ao Heuro no bairro Eldorado em Cacoal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ofatoagora.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp