14/09/2021 às 11h58min - Atualizada em 14/09/2021 às 11h58min

SEMMA retira mais de cinco toneladas de lixo do Rio Tamarupá

Daniel Paixão
Assessoria
No último domingo, cerca de cinco toneladas de lixo foram retiradas Rio Tamarupá, em Cacoal, na região centro-sul do Estado, durante um dia de limpeza feita por equipes do município, conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). A ação faz parte de um cronograma de limpeza que terá continuidade em outros canais hídricos do perímetro urbano, cuja etapa seguinte ocorre no próximo dia 03 de outubro, no Pirarara.

De acordo com o município, o lixo descartado irregularmente prejudica o meio ambiente, pode causar alagamentos e se transformar em criadouro para o mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

A SEMMA informa que depositar lixo no leito dos rios e galerias pluviais é crime ambiental, por isso, o responsável pode ser multado. A população pode ajudar o município, denunciando possível prática de crimes ambientais para que os infratores sejam notificados e, se for o caso, multados.

A força-tarefa que limpou o local encontrou móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, utensílios domésticos, galhos, restos de construção civil e outros entulhos. O plástico, por exemplo, prejudica inclusive a vida animal, uma vez que pode enrolar-se em animais, sufocando-os ou até mesmo ser ingerido por eles, levando-os à morte posteriormente.

Mais do que recolher os entulhos, a SEMMA quer a conscientização da população para que ações como essas deixem de ser recorrentes, pois os próprios cidadãos, conscientes, irão rever esse hábito de descartar tudo quanto é tipo de nisso nos canais hídricos e assim contribuirão com a melhoria da qualidade de vida não apenas dos seres humanos, mas também de todos os seres que compõem nosso ecossistema.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ofatoagora.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp